Aproveitar refeições junto da família e amigos é uma tradição que ultrapassa gerações, culturas e crenças. Afinal, quem não gosta de comer bem e em boa companhia, não é mesmo? Acontece que, para pessoas celíacas, esses momentos podem se tornar uma grande dor de cabeça, por causa da contaminação cruzada.
A contaminação cruzada acontece quando partículas de glúten contaminam alimentos, utensílios ou superfícies originalmente isentos da presença desta proteína. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada. Por isso, separamos orientações para quem tem dúvidas sobre como preparar suas refeições sem preocupação.
Como ocorre a contaminação cruzada por glúten?
Fatores como higiene local, pessoal e material, assim como processos de armazenamento e manuseio de alimentos, podem influenciar este processo. Além disso, a contaminação cruzada pode ocorrer em diferentes etapas, do plantio ao cozimento e manuseio de ingredientes. Por essa razão, todo o cuidado é importante.
De acordo com o Codex Alimentarius, um programa criado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), produtos com mais de 20 ppm (partes por milhão) de glúten não podem ser considerados aptos para celíacos. Ou seja, se passar desta quantidade, o alimento já estará contaminado.
Para se ter uma ideia, se considerarmos 2 litros de suco de maçã, com uma gota de glúten (que representaria em média 50 miligramas) o suco já estaria contaminado e impróprio para ingestão de celíacos.
Quando ocorre a contaminação cruzada?
Em restaurantes e estabelecimentos comerciais não atentos aos perigos da contaminação, ela pode ocorrer de maneira muito fácil. Acontece, por exemplo, no manuseio de alimentos com glúten e sem glúten por meio dos mesmos utensílios, como panelas, talheres, pratos, copos e até mesmo o forno. E o mesmo cuidado serve para quem realiza preparações em casa.
Em ambientes nos quais alimentos sem glúten e com glúten são preparados juntos, sempre haverá contaminação cruzada. Neste caso, se você descobriu que é celíaco e está com dúvidas, o ideal é sempre ter seus próprios utensílios e evitar preparar alimentos em panelas, fornos e microondas compartilhados com alimentos que contenham glúten.
Já na hora de comer fora de casa, a prática mais indicada é a procura por estabelecimentos especializados na produção de refeições sem glúten. Somente desta maneira você poderá consumir pratos deliciosos sem precisar se preocupar com a contaminação cruzada. Atualmente, é possível encontrar diversos restaurantes e lancherias dedicados a uma alimentação voltadas para pessoas com restrição ao glúten, leite e para pessoas veganas.
Quem é celíaco sabe que o organismo pode reagir de diferentes maneiras à presença do glúten nos alimentos ingeridos. Como uma reação imediata, sintomas como diarreia, constipação, alteração no apetite, vômitos, náuseas, humor alterado, distensão abdominal e dor abdominal podem ser percebidos.
Como evitar a contaminação cruzada?
Algumas práticas devem ser adotadas por quem quer evitar a contaminação cruzada por glúten. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), ações precisam ser pensadas desde a escolha e compra de produtos até o consumo do alimento. As principais delas são:
- áreas de preparação de alimentos sem glúten e com glúten devem ser diferentes;
- utensílios utilizados na preparação dos alimentos devem ser diferentes;
- locais de armazenagem dos alimentos devem ser diferentes;
- a origem dos alimentos industrializados deve ser extremamente confiável;
- ingredientes naturais devem ser corretamente selecionados e submetidos a um cuidadoso processo de higienização.
Além dessas práticas básicas, outros cuidados devem ser tomados na hora de comprar alimentos, comer fora de casa ou organizar sua cozinha de modo a evitar a contaminação cruzada. Seguem algumas dicas:
- Para a compra de alimentos industrializados, a embalagem deve apresentar a informação “não contém glúten” e os ingredientes dos produtos devem ser checados. Além disso, é sempre bom comprar produtos com a garantia de credibilidade do fabricante e que possuem certificações.
- Na padaria, embutidos não podem ser cortados com os mesmos utensílios utilizados em alimentos com glúten.
- Em restaurantes, o óleo utilizado para preparar alimentos com glúten não pode ser compartilhado com alimentos isentos desta proteína. Além disso, massas livres de glúten não podem ser cozidas na água utilizada para cozinhar massas comuns.
- Já em casa, utensílios antigos, como panelas e formas, ainda podem acumular resíduos do glúten. O ideal seria a troca desses objetos.
- Na cozinha, é preciso ficar atento a pontos que acumulam migalhas, já que são locais com potencial para a contaminação cruzada.
- Batedeiras e liquidificadores costumam guardar o pó de trigo em seus motores. A poeira também pode ficar em suspensão no ambiente por até 24 horas.
- Na hora de lavar panos de prato e toalhas de mesa, estes itens devem ser lavados separados de itens que possam ter tido contato com o glúten.
- Na hora de lavar a louça, é preciso ter duas esponjas de cozinha, uma para louças que tiveram contato com o glúten e outra para utensílios que não tiveram.
- Além disso, itens variados podem conter traços de glúten em sua composição, como ração para animais, medicamentos, suplementos, cosméticos, massinha de modelar, giz de lousa, balões de látex, tinta facial e cola branca. Ao adquirir estes produtos é preciso ficar atento a sua fórmula e à presença de glúten.
Opções que você pode consumir e confiar sem medo
A Vitalin Sem Glúten possui certificação Gluten Free, uma garantia de que nossos alimentos são produzidos com ingredientes livres de glúten, de acordo com um rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade na cadeia produtiva. Veja algumas opções que podem tornar seu dia mais saudável de maneira prática e saborosa.
Com textura macia e sabor sem igual, a Mistura para Pão Multigrãos é uma ótima opção para o café-da-manhã ou lanche. Além disso, ela possui cereais nobres e funcionais (aveia, linhaça, chia, gergelim, amaranto e quinoa) ideais para quem busca uma alimentação mais nutritiva e balanceada.
Você quer seguir uma dieta rica em fibras? Então sua parceira ideal nesta missão é a Aveia Vitalin Sem Glúten. Disponível nas versões flocos, flocos finos, farinha, com frutas e cereais, a aveia pode ser misturada com leite, vitaminas, frutas ou com o que a sua criatividade mandar.
Utilizada em receitas com textura macia e sabor incrível, a Mistura para Pizza Vitalin é muito prática. Basta misturar os ingredientes, despejar na forma, aguardar alguns minutos, até a massa fermentar, e levar ao forno. Não precisa sovar! Além disso a massa é super versátil e pode ser consumida com qualquer tipo de recheio, seja ele doce ou salgado.
Pode ser armazenar produtos sem glúten, junto com glúten,
No armário?
Mesmo estando fechado.
Oi, Maria. Tudo bem?
Nos produtos Vitalin nossas embalagens são dimensionadas para que o produto além de estável seja totalmente seguro aos consumidores.
Portanto, não há risco de contaminação de outros alimentos com glúten, desde que a embalagem esteja íntegra.
Bom dia, nos supermercados os produtos sem glúten que são embalados precisa estar totalmente separado dos demais? Os produtos estando embalados diretamente de seu fabricante pode ter a contaminação estando próximo aos demais?
Oi, Adenilton. Tudo bem?
Não tem nenhuma norma legal para separação dos produtos. Os mercados separam as gôndolas pela questão de organização por tipo de produto.
Nos produtos Vitalin nossas embalagens são dimensionadas para que o produto além de estável seja totalmente seguro aos consumidores.
Portanto, não há risco de contaminação com glúten na gôndola, desde que a embalagem esteja íntegra.
Amei essa matéria! Parabéns! Sou celíaca e me ajudou demais! Onde encontro esses produtos, sou de Campinas SP
Oi, Rodneia.
Obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes!
Em Campinas/SP você encontra os produtos da Vitalin nos seguintes locais:
Oba Hortifruti – CAMPINAS
Rua Regente Feijó, 1305 – Centro
Supermercado Taquaral – CAMPINAS
Av. Nossa Sra. de Fátima, 586 – Taquaral
?
Bom dia,me descobrir ciliaca há mais ou menos dois anos e venho com dificuldade para me adaptar por conta desta contaminação cruzada,tive uma crise de urticária, onde até o momento em tratamento e provavelmente esta asociada a esta questão.
Oii, Lenice.
Realmente não é fácil esse cuidado com a alimentação celíaca.
Mas, conte com a gente, nossos produtos são 100% sem glúten e livres de contaminação cruzada!
Olá, essa farinha pra pizza sem glúten, ela não tem nenhum tipo de açúcar? Tem maltodextrina? Estou pré diabética e estou tirando tudo q se transforma em açúcar.
Bom dia, Elisabeth!
Ela possui o açúcar mascavo em sua composição.
Seguem ingredientes: farinha de arroz integral, farinha de arroz, fécula de mandioca, açúcar mascavo, sal marinho e espessante goma xantana.